“A nossa sagrada hierarquia foi estabelecida por disposição divina imitando as hierarquias celestes que não são deste mundo. Mas as hierarquias imateriais revestiram-se de múltiplas figuras e formas materiais para que, conforme a nossa maneira de ser, nos elevemos analogicamente a partir desses sinais sagrados até a compreensão das realidades espirituais, simples, inefáveis. Nós, os homens, não poderíamos de modo algum elevar-nos por via puramente espiritual a imitar e contemplar as hierarquias celestes sem a ajuda de meio materiais que nos guiem conforme requer nossa natureza”.
SOBRE O AUTOR:
PSEUDO-DIONÍSIO AREOPAGITA viveu entre os séculos V e VI. Por séculos acreditou-se que esse fora o mesmo Dionísio convertido por São Paulo no Atos dos Apóstolos, primeiro bispo de Atenas, e houve também quem o tomasse por São Dinis de Paris, mártir da Igreja. Seus escritos, dentre os quais se destacam Dos nomes divinos, Teologia mística e o presente A hierarquia celeste, revelam um esforço consciente no sentido de conciliar a filosofia neoplatônica e o cristianismo, mais precisamente no que toca à experiência mística e a teologia.
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025