Há muitas correntes filosóficas que propõem fundamentos diversos para a moral e a política. Este livro considera como uma proposta viável para a melhoria da vida política a visão de Tomás de Aquino, que fundamenta o agir moral na noção de lei natural.
O autor dedica-se a identificar o conjunto de pressupostos éticos e político-filosóficos que fundamenta o sistema de atuação político-governamental proposto por Tomás de Aquino como o mais apropriado.
Contudo, não se trata de uma busca por um modelo governamental imaginário, ideal ou utópico, mas de uma proposta concebida através da análise do homem, da sociedade e de seus fins.
Sobre o autor:
Bernardo Veiga é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), realizou o pós-doutorado em filosofia na mesma instituição e em direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Coordena dois projetos de tradução de obras inéditas de Tomás de Aquino: “Questões
disputadas” e “Tomás, comentador”.
Também é autor dos livros: A ética das virtudes segundo Tomás de Aquino (Ecclesiae, 2017) e É impossível o diálogo inter-religioso? (ibfcrl,2009). Atualmente, sua principal pesquisa investiga as distinções e complementariedades no pensamento ético e metafísico de Tomás de Aquino e Aristóteles.
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025