Reunindo 37 autores e 57 textos, em sua maioria inéditos no brasil, esta antologia do humor russo destaca um aspecto da cultura e da literatura russas pouco explorado entre nós: sua tendência ao irônico, ao satírico e ao paródico. Esse não é um asp ecto secundário; numa cultura literária tão marcada pela discussão de ideias políticas e sociais, e, ao mesmo tempo, pela censura, o humor sempre foi uma das ferramentas mais sérias à disposição desses autores que também faziam as vezes de comentaris tas sociais, de polemistas e de visionários. é difícil encontrar um escritor russo em cuja obra não esteja presente algum matiz do cômico.
Com organização de arlete cavaliere, da universidade de são paulo, que também assina a introdução ao volume, es ta antologia traça um percurso pelo "mundo do riso" russo, partindo dos clássicos do século xix, como gógol, dostoiévski, tolstói e tchekhov, concentrando-se no período soviético e chegando até os dias de hoje, com nomes como viktor peliévin, dmitri býkov e liudmila ulítskaia, entre muitos outros. São textos que abrangem diversos gêneros de prosa, como o conto, a crônica, a anedota, a carta, trechos de romances e de prosa memorialística e breves peças de teatro, e que dialogam com a tradição lit erária russa sempre de um ponto de vista original e inusitado.
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025