A lenda negra da Inquisição lhe atribuiu crueldade diretamente atroz, e pinta os padres da Inquisição como sendo velhos rabugentos, ávidos de sangue de pessoas inocentes, que perseguiam com predileção mulheres sem culpa e os espíritos fortes da época.
Essa Lenda ignora a verdade histórica. Apoia-se, sobretudo, em invenções de protestantes e iluministas, cuja pregação deu origem a grandes crimes nessa época. Se queremos conhecer a verdade, vale a pena eliminar da memória opniões ouvidas aqui e ali, sinistros mitos, juízos apriorísticos, coisas imaginadas a partir de filmes e romances, e limitar-se as provas originais com base em documentos relativamente fáceis de se obter.
O autor desta obra, Roman Konik, tem a coragem de remar contra as opniões populares; e, como convém a probo cientista, não tem receio de se erguer em defesa da verdade. Contreriando também a moda, não esconde que é um homem de fé, condição está hoje bastante rara.
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025