O socialismo persiste e suas ideias ainda influenciam valores e sociedades, como evidenciado pela situação em países como Venezuela, Cuba e Nicarágua, além da presença marcante na China. Mesmo em países considerados capitalistas, há uma mentalidade socialista que permeia a sociedade, com conceitos como "tudo tem base econômica" e divisão entre "exploradores e explorados" ainda presentes nas universidades e no ambiente intelectual.
Apesar do colapso do socialismo real após 1989, o marxismo permanece vigoroso, especialmente em suas vertentes cultural e clássica. Embora muitos tenham afirmado nos anos 1990 que o marxismo estava morto, essa ideologia continua influente, desafiando a visão de que o capitalismo havia triunfado.
Marx, embora não seja o pai do socialismo, sistematizou suas ideias de forma influente, inspirando líderes como Lenin na Revolução Russa de 1917 e movimentos posteriores em outras partes do mundo. Sua obra incorporou elementos do iluminismo francês, do pensamento econômico inglês e do idealismo alemão, resultando em uma visão abrangente e ambiciosa do mundo que, embora errônea, continua a exercer influência.
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025