Ludwik Flaszen, um dos mais fiéis e próximos colaboradores de Jerzy Grotowski, reúne num único volume uma série de textos que contam toda a trajetória do Teatro Laboratório – sua gênese, seu desenvolvimento, seu auge, sua dissolução e seu legado. Mas faz muito mais do que isso: à medida que lemos esta obra, vislumbramos um pouco do que significava fazer parte desta singular companhia teatral.
Aqui são apresentados os ideais artísticos, filosóficos e espirituais que nortearam as atividades de Grotowski e do Teatro Laboratório suas performances (Caim, Sakuntala, Dziady, Kordian, Akrópolis, A Trágica História do Dr. Faustus, O Príncipe Constante e Apocalipse cum Figuris) os exercícios de preparação do ator as entrevistas concedidas por Flaszen os programas das peças montadas e muito mais.
Ainda que o assunto principal da obra seja a arte dramática em geral e o Teatro Laboratório em particular, salta aos olhos a riqueza da experiência deste grupo. O que significa viver sob um regime totalitário? É possível cultivar um ideal artístico elevado quando as circunstâncias são desfavoráveis? De onde vem a força para prosseguir com o trabalho quando o ambiente em torno insiste em instituir a desconfiança generalizada de todos contra todos?
O testemunho de Ludwik Flaszen é uma prova de que Grotowski e o Teatro Laboratório foram notáveis não só em suas realizações, mas também em seus processos, no preparo de seus atores, mas, acima de tudo, na dedicação a um ideal. Este livro mostra que o segredo do sucesso de Grotowski e sua companhia não era o que acontecia no palco, mas o que se passava nos bastidores.
Ficha Técnica:
Número de Páginas: 448
Editora: É Realizações
Idioma: Português
ISBN: 978-85-8033-192-9
Dimensões do Livro: 16 x 23 cm
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025