A contribuição de Susanne K. Langer para a Teoria do Conhecimento e a Estética é reconhecidamente uma das mais importantes do pensamento contemporâneo.
Desenvolvendo principalmente as propostas filosóficas de Whitehead e Cassirer, escreveu uma obra, Filosofia em Nova Chave, que marcou fundo as pesquisas sobre o papel da estrutura simbólica nos vários domínios da atividade e criatividade humanas. Sentimento e Forma leva à frente e às últimas conseqüências a tarefa anteriormente esboçada por via analítica. Agora, Susanne K, Langer propõe-se a especificar no sentido mais rigoroso o significado de conceitos como expressão, criação, símbolo, importe, intuição, vitalidade e forma orgânica, de modo a esclarecer a natureza da arte e sua relação com o sentimento, a autonomia relativa das várias artes e sua unidade fundamental na própria “arte”, as funções do tema e “comunicação” artísticas. Muitos outros problemas são analisados: por exemplo, se o desempenho é “criação”, “recriação” ou “mera habilidade”, se o teatro é literatura ou não, porque a dança alcança o zênite de desenvolvimento no estádio primitivo de uma cultura em que outras artes apenas começam a despontar no horizonte étnico. Todos estes aspectos decorrem evidentemente de questões centrais, e, como estas, são abordadas em sua plenitude. Assim, pode-se descrever o propósito principal de Sentimento e Forma como o de estabelecer uma firme infraestrutura intelectual para estudos filosóficos gerais ou pormenorizados, com respeito à arte.
Ficha Técnica:
Número de Páginas: 440
Editora: Perspectiva
Idioma: Português
ISBN: 978-85-273-0445-0
Dimensões do Livro: 12,5 x 22,5 cm
Editora Sétimo Selo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025